05 Aug
05Aug

O programa lançado em 2018 pela TV Cultura foi muito bem recebido pelos amantes da boa Música até porque, sabe-se que as grandes emissoras de forma sistemática, tem apostado no que há de pior na produção musical nacional sem nenhum pudor, explicitando seu verdadeiro viés e mau-caratismo sistemático em relação a cultura nacional e a educação das novas gerações! A série, traça um panorama histórico do primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira o Choro, contando com a participação dos grandes intérpretes do gênero. Dessa forma, diferentes gerações e estilos se encontram para apresentar belíssimas e autênticas versões. 

A partir de arranjos inéditos e variadas formações que vão do regional tradicional à Big Band foi elaborado este belo projeto. Como sabemos, o Choro nasce no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias e da música popular portuguesa, acrescida da rica influência dos ritmos africanos e a forma única com que os músicos locais se apropriaram de toda essa tradição musical. 


Dirigido por Maurício Valim, o programa dá continuidade ao legado e comprometimento da TV Cultura com a verdadeira e histórica produção cultural presente no país. O presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, um dos idealizadores do projeto à época, ressaltou a importância de manter viva e presente a história do choro na cultura do País. “Esse é um gênero que está na alma do brasileiro. É muito forte. Ele mexe com o povo e continua jovem, continua sendo extremamente envolvente. Nós preparamos essa série para mostrar ao mundo a qualidade da música brasileira”. O evento de lançamento do programa também contou com a presença de grandes nomes do gênero e entusiastas da boa Música local. 

Henrique Araújo, bandolinista que integra a seleção de músicos que participaram do projeto, comentou no evento de abertura sobre a importância do gênero retornar a TV aberta. “As gerações mais novas, que vieram das décadas de 80, 90 etc. , não tiveram a oportunidade e o prazer de assistir a estes conteúdos na televisão aberta. Ligávamos a TV e víamos, uma programação inclusive musical, que vinha de outras regiões do planeta esvaziando desta maneira, nossa própria cultura e forma de compreender o mundo... Então acredito que, fornecer a oportunidade a estas novas gerações de se reencontrarem com sua verdadeira cultura musical possa ser positivo e poderá, em um futuro próximo fomentar futuros talentos e quem sabe, uma cultura de desfrute de boa Música! 

A série conta com 13 programas temáticos de uma hora cada, os episódios já foram disponibilizados no canal Brasil Toca no Youtube. 

https://www.youtube.com/@brasiltoca8032

E para aqueles que se animarem com O Brasil Toca Choro e desejarem dar seus primeiros passos em direção a este gênero musical sofisticadíssimo e fundamental para formação da verdadeira alma brasileira, entrem em contato!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.