Neste terceiro concerto de agosto, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) apresenta Amadeus, 40 anos, na oitava edição de 2024 da Série Esculpir o Tempo, voltada à música sinfônica e suas diversas facetas e expressões.
O concerto, que acontece no dia 17 de agosto, às 16h, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, tem a regência do diretor artístico, Tobias Volkmann, e contará com solos do violinista Claudio Micheletti e do violista Gabriel Marin, ambos integrantes da orquestra, e dos cantores convidados Flavia Albano (soprano), Marcelo Ferreira e Isaque Oliveira (barítonos) e Fellipe Oliveira (baixo-barítono).
O repertório, voltado à obra do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, é uma homenagem aos 40 anos do filme Amadeus 1984, do diretor, ator e roteirista checo, Miloš Forman. Originalmente uma peça, a história de Amadeus é contada sob o ponto de vista do compositor Antonio Salieri, detalhando a intrincada trajetória e relação entre Salieri e Mozart. Ganhador de oito Oscars, o filme é considerado um marco e classificado como o 53º melhor filme dos Estados Unidos pelo American Film. Assim, em uma ação conjunta com a Osusp para abordar os aspectos musicais e cinematográficos da obra e vida do compositor, o Cinusp Paulo Emílio apresentará o filme Amadeus (1984) em uma sessão única na quinta-feira, 15/8, às 20h30. As obras escolhidas pertencem à trilha sonora de Amadeus; a abertura traz Allegro con brio, 1º movimento da Sinfonia em sol menor, K. 183, obra de abertura do filme homenageado.
Na sequência apresenta Allegro Maestoso, da Sinfonia Concertante em Mi bemol Maior, K.364 tida como das “mais supremas obras-primas de Mozart”. O Allegro Moderato, 1º movimento da Sinfonia n.o 29 em Lá Maior, k.201, escrita pelo compositor aos 18 anos, assinala um momento marcante no percurso criativo de Mozart. O concerto prossegue com a Abertura e Der Hölle Rache kocht in meinem Herzen [A vingança do inferno ferve no meu coração]”, mais conhecida como A Ária da Rainha da Noite, dois movimentos da Die Zauberflöte [A Flauta Mágica], K.620, uma das mais famosas óperas de Mozart, embasada nos ideais da filosofia iluminista. Encerram o programa trechos das óperas Zaide, K.344 e Don Giovanni, que se baseia na lenda de Don Juan . De Zaide, ópera inacabada do compositor, a orquestra apresenta Descanse tranquilo, meu amor e de Don Giovanni, Don Giovanni, você convidou-me para o jantar.
Os concertos Osusp são gratuitos e solidários, garantidos através da doação de 1 kg de alimentos não perecíveis ou brinquedos novos. O lote de ingressos para este concerto será liberado nesta segunda, 12 de agosto, e as entradas são reservadas através do aplicativo AppTicket, disponível em usp.br/osusp.
SERVIÇO
Data: Sábado, 17 de Agosto de 2024, às 16h.
Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri (USP) (Rua do Anfiteatro, 109)
Sessão Cinusp, Amadeus (1984): Quinta-feira, 15/8, 20h30 (Centro Cultural Camargo Guarnieri (USP) – Rua do Anfiteatro, 109)
Link para reserva de ingressos: O lote de ingressos será aberto às 18h, do dia 12 de junho (segunda-feira), às 18h, no link https://appticket.com.br/concerto-osusp-amadeus-40-anos